Parceiros

terça-feira, 7 de julho de 2009

PSICOLOGIA AYURVÉDICA

Nunca imaginei que pudesse existir a psicologia ayurvédica e recebendo um cartaz para participar de um curso aqui em Salvador, e tendo consciência da existencia desta teoria, achei muito interessante publicá-la aqui no blog, então desfrutem desta nova maneira de se olhar o homem.

PSICOLOGIA AYURVÉDICA
A psicologia Ayurvêdica acredita que curar a mente e nosso corpo envolve curar a maneira como relacionamos com o mundo e nós mesmos. Tudo que sentimos deixa alguma marca em nossa mente. Todo sofrimento advém da ignorância da natureza da mente e de suas funções e os sofrimentos psicológicos acontecem pelo desenvolvimento de idéias falsas sobre o mundo e as pessoas.É mais importante conhecermos a pessoa que a doença em si.Todas as pessoas têm dentro de si todo conhecimento necessário para a cura, temos somente que ajudá-las a acessar essa fonte!O primeiro passo em toda psicologia verdadeira é entender a mente e o modo como ela funciona.

• Qual é a natureza desse instrumento magnífico?

• Qual a sua relação com quem somos e com nosso corpo?

Cada um de nós se distingue de muitas maneiras, tanto física como mentalmente. A forma, o tamanho do corpo, o temperamento e o caráter de cada um apresentam variações, as quais podem afetar-nos a saúde e a felicidade. De modo parecido, as condições psicológicas favoráveis para uma pessoa possam não ser boas para uma outra. Exemplificando: A competição, pode estimular alguém a obter maiores realizações, mas por outro lado, pode também intimidá-lo e fazê-lo fracassar em seus objetivos.Pela visão Ayurvêdica, se não compreendermos nossa constituição particular, nossa saúde se enfraquece e adoecemos.


A psicologia Ayurvêdica ocupa-se de 4 níveis de tratamento:


1) Humores biológicos - Equilíbrio de Vata, Pitta e Kapha

2) Essências Vitais - Fortalecimento do Prana, Tejas e Ojas,

3) Impressões - harmonia da mente e dos sentidos,

4) A possibilidade das funções apropriadas da consciência.


Há três tipos principais de Humores biológicos ou Doshas, em Sânscrito, são eles:

Vata, Pitta e Kapha, e correspondem aos três grandes elementos do ar, do fogo e da água.

Cada um de nós possui os três doshas; contudo a proporção deles varia de acordo com o individuo. Comumente, um tipo de humor predomina, e deixa sua marca característica na nossa personalidade.Vata, Pitta e Kapha apresentam no nível sutil uma energia vital.Essas são Prana, Tejas e Ojas, que chamaremos das três essências vitais. Elas são as essências positivas dos três humores biológicas que conservam a boa saúde. Enquanto o aumento dos doshas gera doença, o aumento das essências vitais gera boa saúde.


Prana na vida de uma pessoa permite a ela agir e reagir aos desafios da vida. Tejas possibilita a ela perceber e julgar corretamente as coisas. Ojas transmite paciência e resistência, o que confere à pessoa estabilidade psicológica, sem ele temos angústia e fadiga mental.


Na natureza tudo funciona por intermédio de forças conscientes, que podem curar ou causar danos. A maior parte dessas forças nos é desconhecidas ou falta-nos capacidade de percebê-las.O Ayurvêda fornece uma linguagem especial para a compreensão das forças fundamentais da natureza e nos mostra como trabalhar com elas em todos os níveis. A natureza consiste em três forças básicas, elas são chamadas de Gunas em Sânscrito. Elas constituem um nível mais profundo do que o dos humores biológicos e nos ajudam a entender nossa natureza mental e espiritual, e o modo como ela funciona.

Elas são:

Sattva - A Inteligência, partilha o equilíbrio

Rajas - A energia ,causa desequilibro

Tamas - A substancia, cria a inércia


Texto baseado no livro “Uma visão Ayurvêdica da Mente” do Dr. David Frawley

Nenhum comentário:

Postar um comentário