Parceiros

terça-feira, 30 de junho de 2009

Praticando a massagem ayurvédica

Vamos ensinar como fazer uma massagem bem fácil e eficaz; aprenda e peça para o namorado, marido, filha ou mãe também aprender. Você irá precisar apenas de óleos naturais de sua preferência e toalhas, ambos à temperatura ambiente ou um pouco superior a essa.O primeiro, e importante, passo é criar um ambiente agradável que ajuda a potencializar os resultados da massagem. Procure um cd de músicas relaxantes, incensos e velas aromatizantes, deixe a luz local bem baixa e tente amenizar a temperatura até que fique aprazível. Coloque um colchão no chão e sobre ele um lençol limpo, e peça para o seu companheiro se deitar. A pessoa que será massageada deverá estar com pouca roupa, sendo indicado o uso de biquínis ou sungas.


Com o ambiente criado e a pessoa já deitada, posicione-se ao lado do seu “cliente” e comece a passar o óleo escolhido por toda a parte dorsal, desde os membros superiores até os inferiores do massageado. Em seguida você dará início à primeira manobra da massagem com suas mãos localizadas sobre a região sacral do corpo do cliente.



Com movimentos deslizantes feitos com a palma da mão, massageie as costas com bastante calma. Comece pela região dorsal e deslize até atingir a região do pescoço, nas vértebras cervicais.


Sobre a musculatura paravertebral (paralela à coluna) faça movimentos com os seus polegares. Inicie na parte lombo sacral e massageie em direção às vértebras cervicais.A quarta manobra a ser feita, é na região da escápula; os membros superiores do paciente devem estar estendidos ao lado do corpo. Ao redor da escápula, realize movimentos com as pontas dos polegares a fim de aquecer os tecidos. Em seguida, coloque as pontas desses dedos sobre o centro da curvatura escapular e aperte ao máximo os dedos nesse espaço.



Feitos esses passos, a próxima etapa é a de alongamento do corpo do massageado. Os alongamentos, tão importantes quanto o processo de massagem, quando praticados diariamente, melhoram a postura e ajudam a evitar desgastes por parte de tendões e musculaturas.



Primeiramente, apóie a perna do paciente em sua perna, segurando o joelho dele. Com o deslizamento do seu antebraço, percorra toda a panturrilha, do joelho ao calcanhar várias vezes, aumentando a pressão exercida pelo seu braço à medida que repete o movimento.



Em seguida, coloque-se de joelhos atrás do paciente. Segure a região anterior do pé e guie-a até que o calcanhar dele encoste-se aos glúteos. Com sua outra mão, segure a pelve de seu companheiro para que ele consiga alongar a musculatura do joelho, o qual permanece sempre flexionado. Quando o calcanhar estiver estendido ao máximo, movimente lateralmente a perna do massageado. Repita essa parte com a outra perna.


Ainda com o receptor da massagem deitado, eleve o tronco dele aos poucos e peça para que ele deixe sua cabeça o máximo possível para trás. Esse alongamento trabalha os tendões, músculos e abertura torácica.


Agora com o paciente deitado com o queixo apoiado no chão e braços estendidos, segure o dorso de suas mãos e ele o braço do cliente para frente até que chegue ao seu limite máximo em direção a cabeça.


Por fim, para alongar a musculatura da coluna, peça para o cliente deitar-se novamente em decúbito dorsal e em seguida que se sente deixando os membros inferiores semi-abertos e os braços para trás. Sente-se atrás do “paciente” e segure os punhos dele. Coloque seus pés nas costas dele e, vagarosamente, pressione-os nas escápulas e puxe os braços do massageado para trás. Nesse momento, a tração deve ser máxima, para que abra o tórax e possa corrigir a coluna. Mantenha-se assim por alguns segundos e aos poucos diminua a tração sem soltar os braços até que voltem à posição original.



Essa técnica de massagem desenvolvida pelos indianos é conhecida como Massagem Ayurvédica, e com o auxílio dos óleos usados libera toxinas do corpo ajudando na manutenção e equilíbrio físico. Aliando esses vigorosos movimentos com as manobras de tração e alongamento, a técnica Ayurvédica estimula os órgãos vitais e o fluxo da energia dos chakras, sendo sempre indicada para manter um bom estado de espírito e a harmonia espiritual, física e psíquica. Além das melhorias sentidas no humor e próprio corpo após algumas sessões dessa massagem, ela traz outros benefícios como: a melhoria dos padrões de sono, diminuindo problemas de insônia; alívio de dores de cabeça e cansaço; aumento da autoconfiança, criatividade e concentração; ajuda no crescimento de fios capilares mais fortes e saudáveis; ajuda a combater problemas com estresse, depressão e ansiedade, além de liberar endorfinas do bom humor na corrente sanguínea, melhorando o seu astral e ajudando na recuperação de energias para que você possa encarar melhor as situações vivenciadas no seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário